MANISFESTO AOS ATRASADOS GESTORES DE TI

Aqui vai um manifesto ao atrasados gestores de TI e também ao atrasados programadores procedurais.

Um gestor de TI atrasado é aquele que pensa em um sistema sem visão de futuro. Acha que um departamento está falatando um sistema, compra-se aquele sistema e pronto! Resolvido o caso. Isso é um pensamento atrasado. Adiante explicarei porque atrasado. E aos programadores antigos procedurais, que no meio de um mundo orientado a objeto, divido em camadas e com padroes de projeto, insistem em usar uma linguagem antiga. Um gestor de TI como tambem aos antigos programadores devem pensar num sistema em 3 pontos! Que venho a descrever agora.

 – Portabilidade: Um sistema deve poder rodar em qualquer ambiente, nao to falando de sistema operacional nao, to falando de ambiente corporativo. Como tambem do banco de dados. Um sistema que so utilize-se de um certo banco nao é portavel. É um sistema limitado, sistemas que são capazes de usar qualquer banco é algo que gestores de TI devem pensar!!

 – Escalabilidade: Algo que nem os programadores procedurais nem os atrasados gestores de TI sabem o que é. Quando falo nisso, eu falo que o programa é capaz de crescer, agregar mais funcionalidades sem prejuizo de codigo, ou mudança do codigo antenrior. Fazer um sistema e coloca-lo em uso para que daqui a dois anos, tenha que fazer um novo sistema é burrice. O sistema em uso deve ter escalabilidade o suficiente para poder crescer sem a necessidade de um novo. Uma linguagem que adimite padroes de projeto, camadas e documentação suficiente é algo essencial. Programadores procedurais nem sequer sabem o que é isso.

 – Integração: Algo tao obvio, mas que tais gestores insistem em ignorar. Um sistema deve ser capaz de se comunicar com outros sistemas. To falando em enviar dados, receber dados ou trocar dados com outros sistemas. Vejam, nao to falando em sistema ditribuido nao! To falando em sistemas distintos, porem capazes de captar dados de outros sistemas.

Poderia citar outras burrices de certos gestores, porém vou ficar por aqui. Tá expresso ai minha indignação. Se uma pessoa está num cargo de gestor de TI e não pensar nesses 3 pontos está na profissão errada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: